Pular para o conteúdo

Construindo Uma

Belo Horizonte

Além do Discurso!

Seja Bem Vindo a Nossa Campanha!

Meu nome é Alexandre Boaventura, mas pode me chamar de System! Sou professor, engenheiro, periférico e progressista.

Estamos construindo um projeto para transformar a representatividade do discurso progressista em prática, com política pública feita de maneira efetiva, popular e pragmática!

E por falar em prática, não é de hoje que a política está presente na minha trajetória. Afinal, se candidatar sem ter feito nada pela população é oportunismo, né? Então, confere aqui um bocado da minha história 👇

Minhas Raízes

Sou filho de Maria do Rosário, a Tia Zara,  educadora e assistente social, e de Tarcísio Boaventura, locutor esportivo. Cresci na Zona Leste, no bairro Boa Vista, onde moro até hoje.

Comecei a trabalhar aos 16 anos e, mesmo nesse corre, nunca larguei a escola e consegui entrar no curso de Eletrotécnica no CEFET-MG.

Durante o curso, conciliava o estágio e o trabalho como técnico, e ainda fazia bicos como barman, garçom e monitor de festa infantil. Foi uma jornada intensa, mas valeu a pena!

CEFET

Lá no CEFET-MG me envolvi na representação estudantil dos alunos do noturno e lutei pelos nossos direitos. Meu trabalho foi reconhecido e, com isso, fui eleito vice-presidente do Grêmio Livre Estudantil Arnaldo Cardoso Rocha.

UFMG

Com muita dedicação, consegui entrar na UFMG no curso de Engenharia de Sistemas (foi lá que meu apelido virou System).

Atuação Estudantil

Na universidade, além do curso, mergulhei de vez na vida política. Refundei e presidi o Grêmio dos Estudantes de Engenharia de Sistemas e o Diretório Acadêmico da Escola de Engenharia. Depois disso, fui eleito no Diretório Central dos Estudantes da UFMG.

Também ocupei cargos como Conselheiro Universitário da UFMG, Conselheiro Curador da FUMP e Conselheiro do Centro Esportivo Universitário. Durante nossas gestões, revolucionamos a política de estágios da universidade, aumentamos as bolsas para alunos vulneráveis e LGBTQIAPN+, garantimos a construção de moradias universitárias e muito mais!

Politize!

O movimento estudantil era incrível, mas eu queria mais! E aqui a minha trajetória pessoal e política se entrelaçam.

Acompanhei e integrei boa parte da criação da Politize!, a maior ONG de educação política da América Latina.

Hoje sou líder da ONG e o responsável pela fundação da embaixada em Belo Horizonte. Através dela, promovemos formações políticas continuadas em escolas de periferia, presídios femininos e qualquer outro espaço onde o letramento político é escasso e, por isso, necessário.

A meta é levar educação política para qualquer pessoa em qualquer lugar!

Frente Popular Leste

Sempre morei em bairro periférico e ali existe gente muito vulnerável, precisando de ajuda para ter acesso ao mínimo. Eu precisava fazer algo! Pensando nisso, criamos a Frente Popular da Leste. Desde a sua criação, fizemos mais de 600 atendimentos de saúde gratuitos, construímos 4 laboratórios de informática em escolas, retornamos com a linha de ônibus 9550, fornecemos 1132 cestas básicas e distribuímos 4 mil máscaras na pandemia.

Atuação Cultural

Durante toda a minha vida, a cultura, especialmente a música e a percussão, sempre estiveram comigo.

Cultura pra mim não é apenas um hobby, é também uma missão. À frente do Quando Come Se Lambuza, bloco do meu grande amigo André Melado, fizemos a primeira bateria inclusiva do carnaval de BH, com 15 ritmistas cadeirantes.

E assumindo um compromisso por um carnaval que, de fato, seja de todo mundo, todo ano ministramos oficinas de percussão para cerca de 500 pessoas.

 

Batuque não é só música, é amor e é política!

Projetos Educacionais

Além de tudo isso que você leu aí, também sou professor! Dando aula de física e matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), encontrei na sala de aula uma das minhas paixões. Hoje sou professor do Instituto IPPE, onde dou aulas de tecnologia, inovação, marketing e empreendedorismo para pessoas de grupos minorizados como mulheres negras de periferia e para a maturidade.

Desenvolvimento e Empreendedorismo em BH

Também assumi o papel de diretor municipal de desenvolvimento econômico e inovação em Belo Horizonte. Costumamos conectar a imagem de empreendedorismo a pessoas bem sucedidas que, muitas vezes, tiveram acesso facilitado. Porém, grande parte delas são pessoas autônomas, donas de micro e pequenas empresas. Desse ponto de vista, enquanto diretor, elaborei políticas públicas de empreendedorismo voltadas para pessoas de baixa renda e periféricas, conectando a secretaria e todos esse ecossistema às inovações do mercado.

Atuação Empreendedora

Não poderia deixar de citar que eu mesmo sou um empreendedor.

Fiz parte da criação do software Gabinete Digital, que traz inovações para tornar os gabinetes mais eficientes e, principalmente, transparentes. Fazemos isso tornando ágeis os processos comuns de um gabinete, como análise de métricas, gestão de contatos e relacionamento com eleitores.A melhor parte é que essa experiência me levou a aprender muito sobre como funcionam os gabinetes. Se algum dia eu tiver um, já sei o que preciso fazer!

Eleições 2020

Por fim, você sabia que em 2020 disputamos pela primeira vez uma cadeira na câmara municipal? Tivemos 1751 votos sem padrinho político, sem sobrenome e com o pouco dinheiro adquirido na nossa vaquinha.

Os nossos votos vieram de uma mobilização coletiva de pessoas que acompanham nosso projeto para a cidade e acreditam no meu trabalho durante toda a minha trajetória.

Agora, depois de uma primeira experiência, que não teve vitória eleitoral mas teve uma enorme vitória política, chegamos fortes para sermos eleitos em 2024!

 

Bora com a gente?

Propostas Registradas

No TSE

Nós somos a única candidatura à vereança de Belo Horizonte com as propostas oficialmente registradas no site do TSE. Acesse nosso programa completo: